segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Petição para autores e editoras independentes



 A exemplo da lei 12.485/2011 que visa a ampliação da produção audiovisual brasileira, a lei Sergio Prado visa recuperar a agonizante literatura brasileira. A lei regulamenta que, exceto os estabelecimentos que trabalham exclusivamente com livros didáticos, todas as livrarias e pontos de venda de livros voltados a variados segmentos literários, tenham no mínimo 10% de seus estoques compostos de livros produzidos por pequenas editoras (com no máximo 10 funcionários), além de uma prateleira em local de destaque (ao lado dos mais vendidos), contendo apenas livros editados pelas pequenas.
Estas duas medidas fariam com que as pequenas editoras, que são as que efetivamente trabalham com a literatura nacional, possam se manter ativas, renovando e revelando um número cada vez maior de novos talentos através de obras inéditas.

 Quase todas as grandes editoras brasileiras contam com capital estrangeiro, por pertencerem total ou parcialmente às editoras internacionais que não demonstram nenhum interesse em autores brasileiros, a menos que estes sejam pessoas públicas: atletas, atores, participantes de realities shows, e também alguns poucos escritores consagrados em outras épocas, antes da instalação do sistema adotado pelas grandes editoras, que hoje investem milhões para manterem seus livros em destaque nas redes de livrarias, assim mantendo os novos autores nacionais fora do mercado.

Os autores brasileiros iniciantes, mesmo que muito qualificados, não são aceitos pelas grandes editoras, quase sempre sequer são avaliados. Quando algum decide lançar seu livro, seja sob demanda (pagando), ou bancado por uma pequena editora, este não tem seus livros distribuídos, pois as grandes ocupam todo o espaço físico e mão de obra das distribuidoras. Tampouco os pequenos autores terão seus livros nas prateleiras das redes de livrarias, para apreciação dos leitores que, na maioria esmagadora, influenciados pelo financiado bombardeio midiático, desconhecem o trabalho destes novos autores brasileiros. Assim, nossos autores ficam à margem do mercado literário, para dar lugar a uma série de best-sellers de qualidade duvidosa, muito aquém da literatura desenvolvida no país de Machado de Assis e Guimarães Rosa, entre outros vários mestres.

O sistema vigente instalado no mercado literário brasileiro, além de afetar diretamente os novos autores brasileiros, prejudica também as pequenas editoras, o leitor e causa uma verdadeira evasão de divisas, visto que muito do capital gerado pelos best-sellers estrangeiros também é encaminhado ao exterior.

Propomos, pelos vários motivos já citados anteriormente, principalmente pelo bem de nossa literatura, que assinem a petição; esta, conseguindo alcançar seu objetivo, fará uma profunda transformação cultural em nosso país.



Sergio Prado, autor do livro Para Você Viver Mais, conheceu todas as dificuldades de ser um autor independente ao lançar seu primeiro livro. 
Como editor, conheceu a fundo o sistema que não permite a inclusão de obras de novos autores brasileiros. Então resolveu lutar contra este maléfico sistema que vem desprezando e minguando a bastante achatada literatura nacional, que a continuar assim, em breve será pulverizada de vez.